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CULTURA PERNABUCANA É A NOSA HISTÓRIA!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

E A FOGUEIRA CONTINUA...SEU LUIZ...!!!

JÁ   NO CLIMA DE SÃO JOÃO, EU E A PROFESSORA ANA LÚCIA CAETANO, GRUPO DE  ESTUDANTES, VISITAMOS O MEMORIAL LUIZ GONZAGA, NO PÁTIO DE SÃO PEDRO, ONDE  FOMOS SURPREENDIDOS PELA LIÇÃO CULTURAL, QUER ATRAVÉS DO TOCAR TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS EM EXPOSIÇÃO, QUER EXPLICANDO, COM DETALHES, A VIDA E OBRA DESTE FENÔMENO NORDESTINO , CUJAS COMEMORAÇÕES DO SEU CENTENÁRIO SE PROLONGAM NA INFINITUDE DOS TEMPOS, PELO JOVEM ARTISTA, FÁBIO, ORA PROFESSOR, ORA INTÉRPRETE DA ARTE GONZAGUEANA...

"FATOS E FOTOS" NESTA TARDE DE 18 DE MAIO 2012...
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Um  breve  Histórico

  da vida  do  mestre  Gonzaga



1912: Nasce Luiz Gonzaga do Nascimento, na Fazenda Caiçara em Exu no sertão do Araripe- Pernambuco.

1926:Luiz Gonzaga adquire sua primeira sanfona. Um fole de 8 baixos , igual a do seu pai , chamado “Mestre Januário” por ser um hábil afinador e tocador deste instrumento musical. Na letra de uma de suas músicas , há uma estrofe que diz “Luiz respeita Januário, tu pode ser famoso mas teu pai é mais tinhoso e como ele ninguém faz , Luiz , respeita os oito baixos do teu pai...”

1930: Tendo migrado do sertão nordestino, para a região Sudeste do Brasil, ,mesmo sem conhecer a escala musical,Gonzaga aprende a tocar a sanfona de 120 baixos e já  anima festas e bailes em Minas Gerais .

1941:Já no Rio de Janeiro, compõe e grava quatro músicas  e tem publicada na revista carioca VITRINE uma primeira reportagem sobre ele sendo chamado “o maior sanfoneiro  do Brasil”.

1945: Grava seu primeiro disco e nasce o seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior , o” Gonzaguinha” que se tornaria também  músico,anos após . Neste período nasce também a parceria com o compositor  Humberto Teixeira.

1947:Luiz Gonzaga grava o seu maior sucesso, a canção ASA BRANCA em parceria com Humberto Teixeira . Adota na sua vestimenta um chapéu de couro semelhante ao usado pelo cangaceiro nordestino”Lampião”.

1951: Luiz Gonzaga é  consagrado como “REI DO BAIÃO” .

1954: Conhece DOMINGUINHOS ainda adolescente aos 14 anos em Garanhuns –PE . Neste mesmo ano , seu primo, o vaqueiro RAIMUNDO JACÓ , foi assassinado na, região onde Luiz Gonzaga  nasceu, transformando-se numa espécie de mártir e herói dos vaqueiros e do povo sertanejo daquela região.
1962:Morre Zé Dantas ,também grade parceiro musical de Luiz Gonzaga.1963: Sua sanfona foi roubada  e recebeu emprestada uma sanfona branca ,. A partir deste episódio, todas as sanfonas usadas por ele eram de preferência brancas com a inscrição “É DO POVO”. Conhece um dos maiores poetas sertanejos do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva , o PATATIVA DO ASSARÉ, de quem gravou algumas letras, dentre

elas a mais conhecida, intitulada A TRISTE PARTIDA que retrata a saída do homem sertanejo que procura as  cidades  grandes em busca de uma vida melhor.


1964: Adquiriu terras em Exu onde está hoje instalado o Parque ASA BRANCA


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Nosssos agradecimentoso aos Monitores,
ao artista da Casa, que nos colocou bem no mundo de Luiz Gonzaga, explicando e interpretando os vários momentos da música do Rei do Baião
 
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Edição de Texto e Imagens:
Ângela Mayer
Graças Silva
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*Todos os Direitos reservados a Escola Embaixador Gilberto Amado

1971: É realizada pela primeira vez , em memória de RAIMUNDO JACÓ , o vaqueiro, a missa que tornou-se um evento tradicional do calendário cultural do nosso estado., A MISSA DO VAQUEIRO , na cidade de Serrita-PE.
1978:Morre o pai de Luiz Gonzaga, o “Mestre Januário”.
1979: O grande parceiro de Luiz Gonzaga  HUMBERTO TEIXEIRA também falece e Luiz Gonzaga   lança um dos seus melhores discos intitulado EU E MEU PAI.

1980: Luiz Gonzaga canta para o Papa João Paulo II na capital do Ceará-Fortaleza- e faz uma turnê de shows com seu filho Gonzaguinha intitulada VIDA DE VIAJANTE.

1982:Luiz Gonzaga se apresenta fora do Brasil, na França . A partir deste ano, passa a assinar os seus trabalhos como GONZAGÃO.
1985 : Recebe o seu primeiro disco de ouro como prêmio pela vendagem do disco DANADO DE BOM, ganhando também o prêmio SHELL de música.
1986:Gonzagão recebe pelo seu disco FORRÓ DE CABO A RABO dois discos de ouro e um de platina pela enorme quantidade de discos vendidos.
1989:Luiz Gonzaga morre aos 76 anos de idade , deixando um legado cultural sem medida para o  povo brasileiro.Na sua cidade natal existe um museu cujo acervo  traduz a vida e a obra do artista. Exisye, também, no Pátio de S.Pedro em Recife-PE o memorial LUIZ GONZAGA q é visitado por turistas nacionais e internacionais, escolas e todos que buscam conhecer mais de perto a vida deste grande pernambucano.
*Fonte: Resumo da Cronologia publicada nas Agendas do Professor -PCR

PROFª HELIZABETH COM "O TRABALHO DOS MOVIMENTOS"


     
O sorriso da blogueira Graças Silva, ao lado da Professora Elizabeth e de todos o grupo envolvido, mostra  a 
EMOÇÃO DO BLOGAR E DO  PARTICIPAR DA AULA, CUJO TEMA FOI: "FORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS"!
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Tomando por base os Movimentos abaixo especificados, 
a Profª Elizabeth trabalhou, com os Estudantes, estas tão importantes temáticas, onde os grupos socializam com os colegas de sala, o resultado da aprendizagem, após explanação da Professora e o que ,também, aprenderam  nas mais diversas fontes de pesquisa. 
                  
 ZUMBI E OS QUILOMBOS
Fonte:  http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/quilombos/quilombo_dos_palmares.htm
               


O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga.
O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do século XVII, embora tenha surgido no final do século XVI.
Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco.Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão



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"Constituir um movimento nacional das mulheres camponesas se justifica a partir da certeza de que “a libertação da mulher é obra da própria mulher, fruto da organização e da luta”, e também:
"Queremos avançar no processo de formação e construção de nossa identidade enquanto mulher, enquanto camponesa e enquanto Movimento Social. Fortalecer e ampliar a história de luta das mulheres trabalhadoras do Brasil, América Latina e mundial."
FONTE:  http://www.mmcbrasil.com.br



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MOVIMENTO MANGUEBEAT
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido como símbolo do Manguebeat.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido  como símbolo do Manguebeat.

Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop[1], funk e música eletrônica[2]. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (não apenas desta, sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo).
Apesar de ter sido inventado já na década de 1970 pelo guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das ideias, ritmos e contestações do Manguebeat. Outro grande responsável pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat



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O GRUPO FORMADO POR LAMPIÃO
O cangaço surgiu e desenvolveu-se na região semi-árida do nordeste brasileiro, no império da caatinga, nome que significa "mata branca". Não é uma área pequena, cobrindo cerca de 700 mil quilômetros quadrados.
Na caatinga existe um único rio perene, o São Francisco, o velho Chico, tão conhecido por todos. Os outros rios secam e desaparecem durante a época da estiagem, quando os únicos a não sofrer são os coronéis, muitos deles transformados, atualmente, em políticos. Se mudaram a roupagem, não mudaram os hábitos, e continuam, de maneira geral, procurando tirar o máximo proveito possível da situação.
Nos leitos dos rios secos, durante o período de nossa história, que vai de 1900 a 1940, os sertanejos cavavam cacimbas, procurando o pouco de água que ainda restava. Ainda hoje, em muito lugares, essa é uma das poucas formas de se conseguir alguma água, mesmo de má qualidade. Outra maneira era cavar à procura da raiz de uma árvore chamada umbu, extraí-la da terra e espremê-la até obter um pouco de líquido com as mesmas qualidades da água. Os cangaceiros utilizavam-se muito desta última forma de conseguir "água".
Os sertões de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe serviram de palco para o drama que envolveu milhares de nordestinos, apesar de existirem, em meio à aridez da região, verdadeiros oásis. Em Pernambuco, por exemplo, está Triunfo, a 1180 metros acima do nível do mar, onde existe uma cachoeira de 60 metros de altura. A temperatura chega a cair, durante a noite, a 5 graus, e existem árvores frutíferas em abundância. No sertão do Cariri, no Ceará, há uma região coberta de mata, formando uma floresta tropical com árvores de até 40 metros de altura. Outros exemplos de locais de clima ameno são Garanhuns e a região de Serra Negra, no município de Floresta, ambos em Pernambuco.
Já de aspecto completamente oposto, o Raso da Catarina e a região de Canudos são pontos em que a natureza aprimorou-se em deixar a terra nua e sáfara, totalmente árida.
A fauna nordestina varia dependendo do tipo de clima.
Quando Lampião andava por aqueles sertões, ali existiam onças pintadas, suçuaranas, onças pretas, veados e tipos variados de serpentes, como jararacas, jibóias, cascavéis, etc. O gavião carcará é um dos mais conhecidos habitantes dos sertões, assim como diversas espécies de lagartos. Papagaios, periquitos, canários, juritis, azulões, anus pretos e emas eram também numerosos naquela época. À beira do Rio São Francisco encontrávamos jacarés guaçú, pipira, tinga, o de papo amarelo, etc.
Hoje é uma outra história, pois o homem teima em destruir a natureza.
FONTE: http://iaracaju.infonet.com.br/LAMPIAO/ele.htm
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Naturalmente  este assunto  não termina aqui, mas o trabalho apresentado serve de estímulo à investigação de outros e outros MOVIMENTOS!
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PARABENIZAMOS A PROFESSORA PELA FELIZ INICIATIVA E  AOS ESTUDANTES, CUJA 
PARTICIPAÇÃO FOI EXEMPLAR!
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Edição Textos/Imagens
Ângela Mayer
Graças Silva

terça-feira, 15 de maio de 2012

TRAVESSIA: CORES E RITMOS

O  corpo docente teve a iniciativa em criar  para trazer grupos que trabalhassem os ritmos que os alunos estão vivenciando no momento, essa isemana foi trabalhado a capoeira e a sua influência no frevo. Walter, aluno da turma D, do Projeto Travessia, trouxe seu grupo, no qual ele é professor de capoeira e, também,  um grupo de frevo...







*Fotos: Profª Sarah
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Edição Textos e imagens
Ângela Mayer
Graças Silva

domingo, 13 de maio de 2012

HOJE O DIA É DELAS...É NOSSO!

A Mamãe, emocionada, ergue o "brinde"  recebido entre os diversos sorteios!ELAS MERECEM!

A Gestora Izabel cumprimenta  as Mães, e é aplaudida! 




 
OS ESTUDANTES  HOMENAGEIAM E EMOCIONAM AS MÃES PRESENTES

As mães risonhas e felizes sentem-se  em "CASA"  quando estão no GIBA!
Direção, Coordenação,Professores, Família...TODOS voltados para o socializar!


Presentes e um lanche bem Tropical/Regional, é oferecido às mães e a todos os que fizeram parte deste  significativo Evento!
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NO FINAL, O AMBIENTE CONTINUO INVADIDO
POR POESIA,  CANTO...


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EDIÇÃO DE TEXTO/IMAGENS:
Ângela Mayer
Graças Silva (Que homenageia, em especial, sua mãe MADALENA com 102 anos de idade)

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*Copyright
Escola Embaixador Gilberto Amado