JÁ NO CLIMA DE SÃO JOÃO, EU E A PROFESSORA ANA LÚCIA CAETANO, GRUPO DE ESTUDANTES, VISITAMOS O MEMORIAL LUIZ GONZAGA, NO PÁTIO DE SÃO PEDRO, ONDE FOMOS SURPREENDIDOS PELA LIÇÃO CULTURAL, QUER ATRAVÉS DO TOCAR TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS EM EXPOSIÇÃO, QUER EXPLICANDO, COM DETALHES, A VIDA E OBRA DESTE FENÔMENO NORDESTINO , CUJAS COMEMORAÇÕES DO SEU CENTENÁRIO SE PROLONGAM NA INFINITUDE DOS TEMPOS, PELO JOVEM ARTISTA, FÁBIO, ORA PROFESSOR, ORA INTÉRPRETE DA ARTE GONZAGUEANA...
"FATOS E FOTOS" NESTA TARDE DE 18 DE MAIO 2012...

![]() |
Add caption |
**************************************************
**************************************
****************************************************
**************************************
Um breve Histórico
da vida do mestre Gonzaga
1912: Nasce Luiz Gonzaga do Nascimento, na Fazenda Caiçara em Exu no sertão do Araripe- Pernambuco.
1926:Luiz Gonzaga adquire sua primeira sanfona. Um fole de 8 baixos , igual a do seu pai , chamado “Mestre Januário” por ser um hábil afinador e tocador deste instrumento musical. Na letra de uma de suas músicas , há uma estrofe que diz “Luiz respeita Januário, tu pode ser famoso mas teu pai é mais tinhoso e como ele ninguém faz , Luiz , respeita os oito baixos do teu pai...”
1930: Tendo migrado do sertão nordestino, para a região Sudeste do Brasil, ,mesmo sem conhecer a escala musical,Gonzaga aprende a tocar a sanfona de 120 baixos e já anima festas e bailes em Minas Gerais .
1941:Já no Rio de Janeiro, compõe e grava quatro músicas e tem publicada na revista carioca VITRINE uma primeira reportagem sobre ele sendo chamado “o maior sanfoneiro do Brasil”.
1945: Grava seu primeiro disco e nasce o seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior , o” Gonzaguinha” que se tornaria também músico,anos após . Neste período nasce também a parceria com o compositor Humberto Teixeira.
1947:Luiz Gonzaga grava o seu maior sucesso, a canção ASA BRANCA em parceria com Humberto Teixeira . Adota na sua vestimenta um chapéu de couro semelhante ao usado pelo cangaceiro nordestino”Lampião”.
1951: Luiz Gonzaga é consagrado como “REI DO BAIÃO” .
1954: Conhece DOMINGUINHOS ainda adolescente aos 14 anos em Garanhuns –PE . Neste mesmo ano , seu primo, o vaqueiro RAIMUNDO JACÓ , foi assassinado na, região onde Luiz Gonzaga nasceu, transformando-se numa espécie de mártir e herói dos vaqueiros e do povo sertanejo daquela região.
1962:Morre Zé Dantas ,também grade parceiro musical de Luiz Gonzaga.1963: Sua sanfona foi roubada e recebeu emprestada uma sanfona branca ,. A partir deste episódio, todas as sanfonas usadas por ele eram de preferência brancas com a inscrição “É DO POVO”. Conhece um dos maiores poetas sertanejos do Brasil, Antonio Gonçalves da Silva , o PATATIVA DO ASSARÉ, de quem gravou algumas letras, dentre
elas a mais conhecida, intitulada A TRISTE PARTIDA que retrata a saída do homem sertanejo que procura as cidades grandes em busca de uma vida melhor.
1964: Adquiriu terras em Exu onde está hoje instalado o Parque ASA BRANCA
****************************************************
Nosssos agradecimentoso aos Monitores,
ao artista da Casa, que nos colocou bem no mundo de Luiz Gonzaga, explicando e interpretando os vários momentos da música do Rei do Baião
*********************************************************
Edição de Texto e Imagens:
Ângela Mayer
Graças Silva
**********************************************************
*Todos os Direitos reservados a Escola Embaixador Gilberto Amado
1971: É realizada pela primeira vez , em memória de RAIMUNDO JACÓ , o vaqueiro, a missa que tornou-se um evento tradicional do calendário cultural do nosso estado., A MISSA DO VAQUEIRO , na cidade de Serrita-PE.
1978:Morre o pai de Luiz Gonzaga, o “Mestre Januário”.
1979: O grande parceiro de Luiz Gonzaga HUMBERTO TEIXEIRA também falece e Luiz Gonzaga lança um dos seus melhores discos intitulado EU E MEU PAI.
1980: Luiz Gonzaga canta para o Papa João Paulo II na capital do Ceará-Fortaleza- e faz uma turnê de shows com seu filho Gonzaguinha intitulada VIDA DE VIAJANTE.
1982:Luiz Gonzaga se apresenta fora do Brasil, na França . A partir deste ano, passa a assinar os seus trabalhos como GONZAGÃO.
1985 : Recebe o seu primeiro disco de ouro como prêmio pela vendagem do disco DANADO DE BOM, ganhando também o prêmio SHELL de música.
1986:Gonzagão recebe pelo seu disco FORRÓ DE CABO A RABO dois discos de ouro e um de platina pela enorme quantidade de discos vendidos.
1989:Luiz Gonzaga morre aos 76 anos de idade , deixando um legado cultural sem medida para o povo brasileiro.Na sua cidade natal existe um museu cujo acervo traduz a vida e a obra do artista. Exisye, também, no Pátio de S.Pedro em Recife-PE o memorial LUIZ GONZAGA q é visitado por turistas nacionais e internacionais, escolas e todos que buscam conhecer mais de perto a vida deste grande pernambucano.
*Fonte: Resumo da Cronologia publicada nas Agendas do Professor -PCR