Total de visualizações de página

Powered By Blogger

CULTURA PERNABUCANA É A NOSA HISTÓRIA!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HA NOVOS HORIZONTES ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

O PROFESSOR, ACREDITAMOS, NÃO ESTÁ ATRELADO, APENAS, A SUA SALA DE AULA ... ELE BUSCA  MUITO MAIS ATRAVÉS DA "GRANDE ESCOLA CHAMADA CIDADE DO RECIFE/PERNAMBUCO/BRASIL/MUNDO"...
AQUI,  SUSGESTÕES DE QUEM VISLUMBRA  E ACREDITA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA DIVERSIFICAÇÃO TEMÁTICA, UTILIZAÇÃO DA ARTE PARA CRESCIMENTO PESSOAL:

MAIS UMA SUGESTÃO, ENTRE TANTAS OUTRAS...

SPA das Artes chega à 10ª edição com oficinas, exposições e intervenções

Evento acontece de 11 a 18 de setembro e ocorre no Mamam, Parque Dona Lindu e Museu Murillo La Greca, entre outros espaços do Recife

Da Redação do pe360graus.com
Divulgação
Divulgação/Rubiana Maia
Foto: Divulgação/Rubiana Maia
Foto: Divulgação
Conhecida como SPA das Artes, a Semana de Artes Visuais do Recife chega à sua 10ª edição e acontece a partir deste domingo (11). A programação do evento, que ocorre até 18 de setembro, conta com exposições, intervenções urbanas, lançamentos de livros, debates e oficinas em diversos locais, como o Museu Murillo La Greca, o Parque Dona Lindu e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam).
A abertura do evento é realizada no Museu Murillo La Greca, a partir das 17h deste domingo, com o lançamento da ReviSPA, edição especial de 10 anos, junto à versão atualizada do Mapa das Artes 2011 (versão atualizada). Pela primeira vez, o SPA das Artes conta com a participação, em sua abertura, da Desvenda, uma alternativa feira de arte contemporânea do País, que acontece em Porto Alegre (RS). O primeiro dia tem ainda a feirinha Moda Vintage, de roupas, acessórios, objetos e pequenos móveis, vinis e livros, garimpados e selecionados de estilistas, stylists, produtores de moda, designers e artistas.
Uma das novidades desta 10ª edição é uma maior concentração da programação oficial nos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. No Parque Dona Lindu, haverá uma exposição de artistas pernambucanos com mostra de vídeo do SPA na Galeria Janete Costa, a partir deste domingo; performances; e festa de encerramento do SPA das Artes, no dia 18 de setembro, com shows das bandas pernambucanas Muzambo, Raybans, Caravana do Delírio, Comunidade Azougue, Junior Black, Pé Preto, DiMelo e Tagore.
Já o Museu Murillo La Greca recebe, além da abertura oficial do evento, o lançamento do livro “O artista contemporâneo pernambucano e o ensino da arte”, organizado pelo artista plástico Sebastião Pedrosa, no dia 15 de setembro; o tradicional Saldão SPA 2011, a partir das 13h do dia 17 de setembro, que consiste numa tarde com feijoada, grupo de chorinho e som do DJ Evandro Sena. Por sua vez, o Mamam conta com exposições do pernambucano Daniel Santiago, da paulista Suely Rolnik e do inglês Anthony Mc Call no dia 14 de setembro. No Mamam no Pátio, acontece a abertura da exposição “TranS(obre)por”, do gaúcho Marcelo Armani, no dia 16 deste mês. Além desses espaços, haverá trabalhos artísticos para além do Pátio de São Pedro e Centro do Recife, onde tradicionalmente acontecia a maior parte das intervenções.
Outra atração do evento é um bate-papo com Patrícia Canetti, a idealizadora do site de divulgação do circuito de artes visuais Canal Contemporâneo, e os artistas pernambucanos Marcelo Silveira, Gil Vicente, Manoel Veiga e Renato Valle no dia 16 de setembro, às 17h, no Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV/Pátio de São Pedro). Na ocasião, também será lançado o livro “Manual dos manuais e o livro das explicações”, de Marcelo Silveira.

Programação SPA das Artes 2011 Clique no ícone ao lado para conferir a programação completa do SPA das Artes 2011 e os endereços e telefones dos locais que vão receber as atividades do evento.
FORMAÇÃO
Com uma programação também focada em formação, o SPA das Artes conta com oficinas, debates e lançamentos de livros. Ao todo, serão quatro oficinas (três na programação oficial e uma oficina na programação SPAralela): “Oripape: práticas de releitura em busca de Lygia”, com a artista Eva Duarte, entre os dias 12 a 16 de setembro, das 9h às 12h, no Parque Dona Lindu; “Stencil”, com Lucídio Leão (PE) e “Valdesimples” (Paraná), entre 15 e 16 de setembro, das 9h às 16h, no Museu Murillo La Greca; “Videoramas”, videoarte com Autom.ato (PE), entre 12 e 16, das 9h às 17h, no Memorial Chico Science; e “Altovolts”, oficina de eletrônica musical módulo II, com Altovolts – Grupo de Pesquisa em Tecnologias Mortas (PE), entre os dias 12 e 16, das 14h às 17h, no Memorial Chico Science. As inscrições podem ser feitas no local onde serão realizadas as oficinas, das 10h às 16h.
Já no Centro de Formação em Artes Visuais (no Pátio de São Pedro), haverá espaço reservado para o Fórum Aberto, a partir das 16h, com a participação de convidados especiais. Estarão em discussão temas, como educação, comportamento e tecnologia. No dia 12 de setembro, o tema será “Experiências e práticas tecnológicas na educação”, com a participação dos artistas plásticos Guilherme Kujawski (SP), jornalista freelancer e escritor de ficção científica; Henrique Foresti (PE), mestre em engenharia mecânica; e Jarbas Jácome (PE), mestre em ciências da computação pelo Cin/UFPE e professor da UFRB (BA); no dia 13 deste mês, a discussão é sobre “Perspectivas criativas na educação e tecnologia”, com o designer do C.E.S.A.R H.d. Mabuse e o psicólogo Luciano Meira, ambos pernambucanos. No CFAV, ocorre o lançamento do livro “Entregue às Moscas”, do Coletivo Acidum (CE), às 18h30 do dia 12 de setembro.
Outro encontro do evento é a mesa “Permanências e Impermanências na Produção Artística Contemporânea”, com Moacir dos Anjos (PE) e Suely Rolnik (SP), no dia 13, às 19h, na Fundaj, onde serão discutidas noções caras ao entendimento da produção artística contemporânea, tais como as de experiência, registro e duração. No dia anterior, 12 de setembro, acontece a abertura da Semana de Videoarte Fundaj, às 19h, no Cinema da Fundação.
Além disso, a curadora e crítica de arte Suely Rolnik (SP) vai ministrar uma capacitação junto ao educativo do evento, além dos arte educadores dos demais equipamentos que integram a programação do SPA das Artes, a quem a paulista chama de “ativadores de experiência”. O SPA das Artes conta ainda com uma programação paralela (SPAralelas), com várias ações espalhadas pela cidade, como SPAM das Artes, na Galeria Mau Mau; Cine Miolo, com projeções de videoarte, na Caramiolas Lab; e exposição coletiva no Cult Hotel.
EDIÇÃO:PROFESSORA GRAÇAS SILVA