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CULTURA PERNABUCANA É A NOSA HISTÓRIA!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESCOLAS, SORRIAM!!! VOCÊS ESTÃO SENDO FILMADAS....

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Grande iniciativa para as Escolas,
comunidade como um TODO! 
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"Um tema que mereceu destaque durante o evento foi a família. Para os especialistas, ela tem um papel fundamental na abordagem e no tratamento dos dependentes químicos. "Se o pai e a mãe olham para a própria condição de uso de substâncias, provavelmente eles vão ter uma parte da resposta de porque seu jovem familiar está envolvido com substâncias”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Carlos Salgado.

As drogas também estão no centro das discussões de outro congresso realizado no Recife até o fim desta semana: o de defensores públicos ligados à infância e à juventude. “Eu acho que esse congresso vai irradiar uma nova política pública, um novo rumo para que realmente o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] possa ter amplitude de entendimento por toda a sociedade”, disse a defensora pública geral de Pernambuco, Marta Freire.
Fonte
:http://pe360graus.globo.com/
..Escolas de PE serão vigiadas por câmeras    
Júlia Veras 
Para marcar os quatro anos do Pacto Pela Vida, que serão completos amanhã, o governador Eduardo Campos anunciou ontem, medidas de reforço ao programa, que vão priorizar a seguranças das instituições de ensino. Entre as ações estão o estabelecimento de um perímetro de segurança nas escolas, por meio da instalação de câmeras de monitoramento e da retirada de barracas que vendem bebidas alcoólicas no entorno das instituições.    O secretário de Educação, Anderson Gomes, explicou que a determinação de que unidades que comercializem bebidas a uma distância de até 100 metros das escolas sejam relocadas surgiu dos pedidos das próprias escolas. “Muitos dirigentes já haviam notado que em várias dessas barracas os alunos tinham acesso fácil à bebida e até mesmo às drogas. Antes, não tínhamos como resolver o problemas, mas agora, contaremos com o apoio das prefeituras, da Dircon e da Secretaria de Segurança. Esse será um passo importante para a manutenção da segurança nas escolas”, asseverou.   Além disso, cerca de 400 escolas localizadas em pontos mais violentos do Estado terão rondas da Patrulha Escolar diárias, ação que se estenderá para as demais 1.100 escolas públicas do Estado. “Esperamos que até agosto todas essas ações estejam implementadas”. Também foram autorizados o início do processo de instalação de mais 389 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas no Espinheiro, Várzea, Apipucos, Olinda, Jaboatão, Olinda, Cabo, Caruaru e Petrolina.    O governador determinou também o aumento das equipes de CVLI da Região Metropolitana do Recife, o que significa que o DHPP passa a receber mais cinco equipes. Campos ressaltou que desde a instalação do Pacto, em maio de 2007, a taxa de homicídios diminuiu 28,93% no Estado e que espera reduzir mais 12% do índice. “Vamos ampliar o Governo Presente nos territórios mais quentes do Estado, além de implantarmos uma ampla campanha de desarmamento no Estado”.  Escolas de PE serão vigiadas por câmeras         Júlia Veras  Para marcar os quatro anos do Pacto Pela Vida, que serão completos amanhã, o governador Eduardo Campos anunciou ontem, medidas de reforço ao programa, que vão priorizar a seguranças das instituições de ensino. Entre as ações estão o estabelecimento de um perímetro de segurança nas escolas, por meio da instalação de câmeras de monitoramento e da retirada de barracas que vendem bebidas alcoólicas no entorno das instituições.    O secretário de Educação, Anderson Gomes, explicou que a determinação de que unidades que comercializem bebidas a uma distância de até 100 metros das escolas sejam relocadas surgiu dos pedidos das próprias escolas. “Muitos dirigentes já haviam notado que em várias dessas barracas os alunos tinham acesso fácil à bebida e até mesmo às drogas. Antes, não tínhamos como resolver o problemas, mas agora, contaremos com o apoio das prefeituras, da Dircon e da Secretaria de Segurança. Esse será um passo importante para a manutenção da segurança nas escolas”, asseverou.   Além disso, cerca de 400 escolas localizadas em pontos mais violentos do Estado terão rondas da Patrulha Escolar diárias, ação que se estenderá para as demais 1.100 escolas públicas do Estado. “Esperamos que até agosto todas essas ações estejam implementadas”. Também foram autorizados o início do processo de instalação de mais 389 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas no Espinheiro, Várzea, Apipucos, Olinda, Jaboatão, Olinda, Cabo, Caruaru e Petrolina.    O governador determinou também o aumento das equipes de CVLI da Região Metropolitana do Recife, o que significa que o DHPP passa a receber mais cinco equipes. Campos ressaltou que desde a instalação do Pacto, em maio de 2007, a taxa de homicídios diminuiu 28,93% no Estado e que espera reduzir mais 12% do índice. “Vamos ampliar o Governo Presente nos territórios mais quentes do Estado, além de implantarmos uma ampla campanha de desarmamento no Estado”.
FONTE: http://pe360graus.globo.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AGORA É LEI !!!

CIVISMO, AMOR, NACIONALISMO...UMA GRANDE LIÇÃO A SER ENSINADA E PRATICADA, PRINCIPALMENTE, NAS ESCOLAS...
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VAMOS INICIAR?.....................................
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*Nova lei obriga escolas a ensinar sobre hino e bandeira do Brasil

Escolas poderão incluir tema em aulas de história e geografia

Do G1
Os símbolos nacionais - a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo nacional do Brasil- passarão agora a ser objeto de estudo obrigatório nas escolas de ensino fundamental, públicas ou particulares. A nova lei foi sancionada na última sexta-feira (2), pela presidente Dilma Rousseff e é fruto de uma proposta que tramitava desde 1999 no Congresso, finalmente aprovada em junho deste ano pela Câmara dos Deputados.

O estudo obrigatório dos símbolos foi incluído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no mesmo artigo que determina que no ensino fundamental o aluno deverá ter "pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo", e "compreensão dos valores em que se fundamenta a sociedade", entre outras diretrizes.

A lei sancionada por Dilma é também assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Consultado, o ministério informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as escolas não deverão criar uma nova disciplina específica para os símbolos, mas que o assunto poderá entrar em aulas de geografia e história, por exemplo.

Segundo a pasta, caberá às escolas regulamentar o aprendizado. Nesse caso, o procedimento insira o conteúdo em seu projeto pedagógico, indicando a disciplina e a série que julgar adequadas para o tema. No caso de escolas públicas, isso pode ser avaliado pelas secretarias municipais de educação, responsáveis pelo ensino fundamental.

Símbolos

A lei que instituiu os símbolos nacionais e a maneira como devem ser apresentados foi feita em 1971, assinada pelo então presidente general Emílio Garrastazu Médici. Ela entrava em detalhes ao determinar, por exemplo, que a constelação desenhada na bandeira deveria reproduzir o "aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889".

Em outro trecho, manda que o hino nacional só deve ser cantado se for "mantida e adotada a adaptação vocal, em fá maior, do maestro Alberto Nepomuceno". Quanto ao brasão de armas da República, a estrela deveria ser contornada por uma coroa formada, à direita, por um "ramo de café frutificado" e, à esquerda, por "outro de fumo florido".

Esta lei, sancionada em 1º de setembro de 1971, há 40 anos, já obrigava o ensino "do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus."

A presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, diz que o ensino dos símbolos cívicos já é uma prática presente nas escolas privadas.

“As escolas particulares já fazem isso. Essas coisas fazem parte do ensino fundamental. Dentro da nossa realidade essa lei não traz nenhum impacto, porque nós já fazemos isso, esses momentos cívicos”, explicou Amábile.

Aprovação
Relator do projeto na Câmara, o deputado Jaime Martins (PR-MG) apresentou seu parecer, favorável à matéria, em 2003. Mas aplaudiu a recente aprovação e sanção da lei, ainda que tardia.

“Nós ficamos felizes que esse projeto se transformou em lei, ainda mais agora que se comemora a semana da pátria. Ainda que tardiamente, nós vamos dar a oportunidade de que todos os alunos tenham contato e aprendam o significado dos símbolos”, comemorou o deputado em entrevista ao G1."

*FONTE: http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/ensino/2011/09/07/NWS,538503,35,530,EDUCACAO,885


EDIÇÃO: Profª Graças Silva

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

LIBERDADE...LIBERDADE...

SER LIVRE É TERMOS CONSCIÊNCIA
DAS NOSSAS LIMITAÇÕES!
brazil_mw.gif (7809 bytes)

CLICK /ESCUTE  
              mp3skull.com

"Auriverde pendão da minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra,
E as promessas divinas da esperança...
Tu, que da liberdade após a guerra,

Foste hasteada dos heróis na lança,
Ante te tivessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha! "
*Castro Alves
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Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós

Dudu Nobre

Vem ver, vem reviver comigo amor
O centenário em poesia
Nesta pátria, mãe querida
O império decadente, muito rico, incoerente
Era fidalguia
Surgem os tamborins, vem emoção
A bateria vem no pique da canção
E a nobreza enfeita o luxo do salão
Vem viver o sonho que sonhei
Ao longe faz-se ouvir
Tem verde e branco por aí
Brilhando na Sapucaí
Da guerra nunca mais
Esqueceremos do patrono, o duque imortal
A imigração floriu de cultura o Brasil
A música encanta e o povo canta assim
Pra Isabel, a heroína
Que assinou a lei divina
Negro, dançou, comemorou o fim da sina
Na noite quinze reluzente
Com a bravura, finalmente
O marechal que proclamou
Foi presidente

Liberdade, liberdade!
Abra as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz


Edição:Graças Silva

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A ESCOLA GILBERTO AMADO SEMPRE ESTEVE...E....

ESTÁ, ESTARÁ VIVENCIANDO A CULTURA PERNAMBUCANA.
SOMOS FOLCLORE  SEMPRE, PORQUE TRABALHAMOS COM A CULTURA
DO NOSSO POVO!
A BRUXA, HOJE, É PARTE DO NOSSO FOLCLORE
ELEMENTOS DAS NOSSAS MATAS...VERDADE?MENTIRA? É FOLCLORE!

Fotos de arquivo-by Graças Silva
GRUPO AXÉ  SOB A COORDENAÇÃO DO PROF. BIGUINHO

CARNAVAL?FREVO?  É COISA NOSSA!!!-Foto by Graças Silva
 NÓS PRESERVAMOS NOSSA TRADIÇÃO  CULINÁRIA-Foto by Graças Silva
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
 Fonte: http://www.nordesteweb.com/