Foi realizada no dia 03 de dezembro de 2010, no auditório do CEHAB, a cerimônia de conclusão do curso de resistência às drogas realizado na Escola Embaixador Gilberto Amado, com os alunos da 6ª série (7º ano), ministrado pelo policial militar Márcio Fernando, durante quatro meses pelo PROERD.
"O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países. O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, apenas no 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas ("lícitas" e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência."
Fonte: Histórico PROERD
Contamos com as presenças do secretário da Escola Embaixador Gilberto Amado, Ebenezer, representando a gestora Isabel, a coordenadora pedagógica, Lourdes, as professoras Ana Lourdes, Ângela Arcoverde, Aucilene, Delba Alves e o professor Fidélis (compondo a mesa), além da gestora adjunta, Mônica Aguiar, professores e professoras, funcionários e pais.
Na ocasião, Ebenezer enfatizou a importância do programa PROERD para os alunos e agradeceu o empenho do policial Instrutor Márcio. Também parabenizou a todos os alunos envolvidos e reafirmou "a necessidade do envolvimento da família no combate ao uso das drogas".
A aluna Isabelly, representando todos os alunos das 6ª séries, leu a sua redação sobre o que o PROERD representou para eles e como é importante dizer sempre não às drogas.
O aluno Alisson fez a leitura do juramento de compromisso com o PROERD. Que foi acompanhando com muita seriedade pelos colegas
KLICK/FLASH DURANTE O EVENTO "PROERD"
Tivemos a entrega dos certificados a um aluno representando sua turma.
A Escola Embaixador Gilberto Amado parabeniza a todos que de alguma forma contribuiram para o sucesso deste evento.Veja mais em nosso álbum
View Flickr Photostream.
Edição e fotos: Delba Alves e Graças Silva.
Todas as imagens têm direitos reservados.