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CULTURA PERNABUCANA É A NOSA HISTÓRIA!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PROFª HELIZABETH COM "O TRABALHO DOS MOVIMENTOS"


     
O sorriso da blogueira Graças Silva, ao lado da Professora Elizabeth e de todos o grupo envolvido, mostra  a 
EMOÇÃO DO BLOGAR E DO  PARTICIPAR DA AULA, CUJO TEMA FOI: "FORMAÇÃO DOS MOVIMENTOS"!
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Tomando por base os Movimentos abaixo especificados, 
a Profª Elizabeth trabalhou, com os Estudantes, estas tão importantes temáticas, onde os grupos socializam com os colegas de sala, o resultado da aprendizagem, após explanação da Professora e o que ,também, aprenderam  nas mais diversas fontes de pesquisa. 
                  
 ZUMBI E OS QUILOMBOS
Fonte:  http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/quilombos/quilombo_dos_palmares.htm
               


O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga.
O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do século XVII, embora tenha surgido no final do século XVI.
Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco.Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão



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"Constituir um movimento nacional das mulheres camponesas se justifica a partir da certeza de que “a libertação da mulher é obra da própria mulher, fruto da organização e da luta”, e também:
"Queremos avançar no processo de formação e construção de nossa identidade enquanto mulher, enquanto camponesa e enquanto Movimento Social. Fortalecer e ampliar a história de luta das mulheres trabalhadoras do Brasil, América Latina e mundial."
FONTE:  http://www.mmcbrasil.com.br



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MOVIMENTO MANGUEBEAT
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido como símbolo do Manguebeat.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat
Caranguejo da Rua da Aurora, no Recife. O caranguejo é tido  como símbolo do Manguebeat.

Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop[1], funk e música eletrônica[2]. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife (não apenas desta, sendo apenas um reflexo do descaso do Estado fora do eixo Rio-São Paulo).
Apesar de ter sido inventado já na década de 1970 pelo guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science e Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das ideias, ritmos e contestações do Manguebeat. Outro grande responsável pelo crescimento desse movimento foi Fred 04, vocalista da banda Mundo Livre S/A e autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguebeat



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O GRUPO FORMADO POR LAMPIÃO
O cangaço surgiu e desenvolveu-se na região semi-árida do nordeste brasileiro, no império da caatinga, nome que significa "mata branca". Não é uma área pequena, cobrindo cerca de 700 mil quilômetros quadrados.
Na caatinga existe um único rio perene, o São Francisco, o velho Chico, tão conhecido por todos. Os outros rios secam e desaparecem durante a época da estiagem, quando os únicos a não sofrer são os coronéis, muitos deles transformados, atualmente, em políticos. Se mudaram a roupagem, não mudaram os hábitos, e continuam, de maneira geral, procurando tirar o máximo proveito possível da situação.
Nos leitos dos rios secos, durante o período de nossa história, que vai de 1900 a 1940, os sertanejos cavavam cacimbas, procurando o pouco de água que ainda restava. Ainda hoje, em muito lugares, essa é uma das poucas formas de se conseguir alguma água, mesmo de má qualidade. Outra maneira era cavar à procura da raiz de uma árvore chamada umbu, extraí-la da terra e espremê-la até obter um pouco de líquido com as mesmas qualidades da água. Os cangaceiros utilizavam-se muito desta última forma de conseguir "água".
Os sertões de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe serviram de palco para o drama que envolveu milhares de nordestinos, apesar de existirem, em meio à aridez da região, verdadeiros oásis. Em Pernambuco, por exemplo, está Triunfo, a 1180 metros acima do nível do mar, onde existe uma cachoeira de 60 metros de altura. A temperatura chega a cair, durante a noite, a 5 graus, e existem árvores frutíferas em abundância. No sertão do Cariri, no Ceará, há uma região coberta de mata, formando uma floresta tropical com árvores de até 40 metros de altura. Outros exemplos de locais de clima ameno são Garanhuns e a região de Serra Negra, no município de Floresta, ambos em Pernambuco.
Já de aspecto completamente oposto, o Raso da Catarina e a região de Canudos são pontos em que a natureza aprimorou-se em deixar a terra nua e sáfara, totalmente árida.
A fauna nordestina varia dependendo do tipo de clima.
Quando Lampião andava por aqueles sertões, ali existiam onças pintadas, suçuaranas, onças pretas, veados e tipos variados de serpentes, como jararacas, jibóias, cascavéis, etc. O gavião carcará é um dos mais conhecidos habitantes dos sertões, assim como diversas espécies de lagartos. Papagaios, periquitos, canários, juritis, azulões, anus pretos e emas eram também numerosos naquela época. À beira do Rio São Francisco encontrávamos jacarés guaçú, pipira, tinga, o de papo amarelo, etc.
Hoje é uma outra história, pois o homem teima em destruir a natureza.
FONTE: http://iaracaju.infonet.com.br/LAMPIAO/ele.htm
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Naturalmente  este assunto  não termina aqui, mas o trabalho apresentado serve de estímulo à investigação de outros e outros MOVIMENTOS!
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PARABENIZAMOS A PROFESSORA PELA FELIZ INICIATIVA E  AOS ESTUDANTES, CUJA 
PARTICIPAÇÃO FOI EXEMPLAR!
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Edição Textos/Imagens
Ângela Mayer
Graças Silva

2 comentários:

  1. Parabéns a todos que participaram deste exemplar trabalho dos movimentos.
    E um parabéns e agradecimento especial à professora Elizabeth pela qualidade dos trabalhos apresentados. Sempre demonstrando muito conhecimento na área, responsabilidade na articulação currículo/aprendizagem e seriedade profissional.
    Saudades de trabalhar em sua companhia Beth.

    Delba Alves

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    1. OHhhhhhhhhhhhhhhhh, amiga e "apoio moral"Delba,
      nós também estamos sentindo muiiiiiiiiiito sua falta...Hey, você , lembre-se: CONTINUA NO GIBA EM @CONSULTORIA MIDIÁTICA@ Graças a DEUS!!!
      Abraços meus e com certeza de "TODOS" do GIBAMADO!!!

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