Total de visualizações de página

Powered By Blogger

CULTURA PERNABUCANA É A NOSA HISTÓRIA!

quarta-feira, 30 de março de 2011

LUZILÁ GONÇALVES "HUMANA, DEMASIADO HUMANA" É IMORTAL?

IMORTAL,MESMO ANTES DE TOMAR POSSE NA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, A PROFESSORA,ESCRITORA LUZILÁ GONÇALVES, PELA GRANDEZA DAS SUAS OBRAS, DA ARTE DO FAZER LITERÁRIO...

"Me morro de amores" (Do Livro:A GARÇA MAL FERIDA A HISTORIA DE ANNA PAES DALTRO) Luzilá, pela tua simplicidade, pedagogia, pela Literatura que ultrapassa espaço, tempo...

Um dia Luzilá perguntou-me:
"Graças,que fazes das tantas coisas  que  trabalhamos juntas?"( Curso de Pós Graduação em Literatura Brasileira-UFPE)
Abracei-a e respondi:
-Uma delas é esta maravilhosa "Antologia das Águas" que ora publicamos  em parceria com Lourdes Nicácio, Raphaela Nicácio e Ricardo Japiassu, na qual temos a honra  da tua participação com uma Crônica...
Sorrimos emocianadas.

Hoje é a esta Mulher, HUMANA, DEMASIADO HUMANA, que a  Escola Estadual Embaixador Gilberto Amado, na qual sou Professora, administrando, também, o BLOG "O GIBA" que prestamos a NOSSA HOMENAGEM.
Professora Graças Silva

Um pouco mais sobre a autora Luzilá Gonçalves,
através *Fonte: Texto/Imagem

A escritora Luzilá Gonçalves Ferreira (foto), nascida em Garanhuns e professora da Universidade Federal de Pernambuco, vestirá o “fardão”. Merecidamente. No próximo dia 29 de março estará tomando posse na Academia Pernambucana de Letras, onde ocupa cadeira que pertenceu a Waldimir Maia Leite.
Luzilá não apenas se destaca como autora de belíssimos livros como “Muito Além do Corpo” e “Os Rios Turvos”. Como pesquisadora nas áreas de Literatura Escrita por Mulheres em Pernambuco e Imprensa Feminina no Estado, também é notável. Como autora e co-autora, publicou cerca de 30 livros, entre ensaios, contos, biografias e romances.
A autora deixou Garanhuns muito cedo, aos 6 anos de idade. Sua família se mudou para Recife, onde Luzilá tomou gosto pelas letras e ainda reside. Se tornou ávida devoradora de livros. Na área acadêmica, se tornou Doutora em Estudos Literários pela Universidade de Paris VII.

**********
"Me morro de amores" Luzilá!

2 comentários:

  1. A cadeira do nosso Escritor Waldimir Maia Leite,"O poeta da Gaivota Karina" está muito bem representada pela Escritora Luzilá Gonçalves, tão Humana quanto Waldemir Leite , um Imortal pela palavra escrita.
    Poesia deixada com "O dia 'amanhecendo' em nossas mãos"

    ResponderExcluir
  2. Luzilá Gonçalves, com muita simplicidade, é um dos nomes mais expressivo da nossa Literatura Contemporânea. Agradeço ao "GIBA"
    a postagem da sua entrada na Academia Pernambucana de Letras.
    *Lourdes Nicácio membro ARL,professora- pós graduada em Líguística, poeta,romancista e publicista
    lourdesnicacio@gmail.com

    ResponderExcluir